JEEP GLADIATOR 2023 CHEGA AO BRASIL

Modelo 4×4 voltado para off-road foi apresentado para o nosso mercado na versão Rubicon somente a gasolina.

A Jeep lançou oficialmente o Gladiator 2023 no Brasil, ofertado a partir de R$ 499.990. A versão única para o mercado nacional é a Rubicon, impulsionada pelo motor V6 3.6 litros somente a gasolina, que gera 284 cv de potência e 35,3 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é 4×4 Rock Trak com relação reduzida 4:1.

O Gladiator ou a Gladiator, já que também pode ser considerada uma picape, tem caçamba que abriga até 1.000 litros e a capacidade de reboque deste modelo off-road é de 3.138 kg. Ele é parcialmente conversível, sendo possível remover as portas, o teto e rebater o para-brisa. As rodas são aro 17 polegadas polidas em preto e alumínio, enquanto os pneus são de uso misto.

A câmera frontal é de alta resolução e vem com lavador. É possível apertar um botão na central multimídia Uconnect de 8,4” para que saia um jato d´água na dianteira, ajudando a limpar a lente da câmera e facilitando a vida do motorista. A multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

O jipe tem faróis e lanternas em LED, enquanto a cabine recebe bancos revestidos em couro, painel digital de sete polegadas, entradas USB e sistema de áudio premium Alpine com nove alto falantes e subwoofer.

A parte de tecnologia do Gladiator está bem caprichada, sendo oferecido com piloto automático adaptativo, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, monitoramento de pontos cegos, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, detector de tráfego traseiro, assistente de descida e bloqueio eletrônico de diferenciais. Ele ainda recebe assistente de partida em rampa, sensor inteligente de bateria, airbags frontais e laterais.

Para ambientes mais “hostis”, ou terrenos de difícil acesso, o Gladiator oferece como trunfo a desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente através do botão “Sway Bar”, ganhando mais 30% de articulação da suspensão e possibilitando que o eixo dianteiro trabalhe mais livre e ainda mantenha as rodas em contato com o solo. É mais tração mesmo em baixas velocidades.

Além disso, o Gladiator vem com ganchos de reboque dianteiro e traseiro para ajudar a salvar outros veículos que passem por dificuldades no caminho off-road.

A gama de cores é bem variada com oito tons diferentes. São elas: Firecracker Red, Bright White, Sting Gray, Black, Gobi, Silver Zynith, Granite Crystal e a Snazzberry, sendo as três últimas opções cores exclusivas para o lançamento e disponíveis sob encomenda.  A Jeep ainda disponibiliza 72 acessórios opcionais da Mopar para personalização de acordo com o gosto do comprador, desde suporte para bike até portas tubulares.

Preços do Jeep Gladiator 2023:

Todos os estados menos São Paulo – R$ 499.990
São Paulo – R$ 515.913

Fonte: Icarros

OS 10+ VENDIDOS EM JULHO DE 2022

Prestes a se aposentar, VW Gol ocupa a primeira posição no ranking do mês, seguido da picape Fiat Strada.

Alguém que olhe distraidamente para o topo da relação mais abaixo, com os modelos mais vendidos de julho no Brasil, talvez pense ter aberto uma página antiga da American Car. VW Gol na liderança? A última vez em que isso ocorreu foi em 2013! Qual o motivo desse “repentino” sucesso? 

Pelo perfil do modelo, o mais provável é que tenha, neste momento, um bom custo-benefício, especialmente para grandes frotistas e empresas de aluguel de carros, os principais clientes em termos de volume de vendas no mercado. Algo que, aliás, costuma ser comum a (bons) modelos com final de produção próximo e anunciado. 

De toda forma, vale lembrar que, como em qualquer disputa de longa duração, não basta liderar um mês (ou partida) para ser o campeão de vendas. Aqui, o que vale é a constância, o desempenho médio durante todo o ano.  

Vamos aos 10 mais vendidos de julho, segundo dados preliminares divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave): 

1 – Volkswagen Gol, 11.924 unidades

Com sua primeira geração lançada há 42 anos, o Gol é o maior sucesso em volume de vendas da VW no Brasil em todos os tempos. Atualmente, conta com a terceira modificação visual (de 2018) de sua terceira geração. 

Está disponível apenas com motor 1.0 flex de três cilindros e 6 válvulas, aspirado, que rende até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas, em uma única versão. Em 2023, o modelo deve dar lugar ao novo Polo Track. 

2 – Fiat Strada, 10.897 unidades

Líder absoluta entre os veículos comerciais, a picape leve da Fiat é também, na soma geral, o modelo mais vendido no país em 2022 até o momento (51.047 unidades no primeiro semestre do ano).  

Vivendo sua segunda geração, desde 2020, atrai compradores que vão do pequeno comerciante ou prestador de serviços, ao grande frotista e até quem procura uma opção mais versátil para um SUV. 

3 – Chevrolet Onix, 8.837 unidades

Com produção em crescimento, o hatch compacto da General Motors vem recuperando sua primazia – chegou a liderar o mercado por um bom tempo, com esta e com sua geração anterior. Com opções de motor 1.0 de três cilindros aspirado (mais simples) e turbo, é personagem constante na briga pelos primeiros lugares. 

4 – Hyundai HB20, 8.154

Junto com o Onix, acima, o compacto da montadora coreana é um best-seller de seu segmento e acaba de receber uma boa remodelação na sua, até então, “polêmica” dianteira. Para prever uma briga cabeça a cabeça entre ele e o rival da gravatinha não é preciso bola de cristal, mas apenas olhar a evolução dos números de ambos. 

5 – Chevrolet Onix Plus, 8.133 unidades

A versão de três volumes da família de compactos da GM acelera na direção dos postos mais altos do ranking, que só deixou de ocupar por falta de carros nas concessionárias (devido à crise com os semicondutores, principalmente). É o líder isolado entre os sedãs e, além do espaço, tem o baixo consumo de combustível como grande atrativo. 

6 – Fiat Argo, 6.103 unidades

O hatch da Fiat é outro que voltou a frequentar a lista dos “maiorais”, depois de um breve período de vendas menos pujantes, praticamente dobrando sua quantidade de emplacamentos em relação ao mês anterior.  

Ele até recebeu alguns (discretos) retoques no visual, mas não parece ter sido essa a causa do ganho, até porque as unidades vendidas em julho ainda eram do modelo 2022. O bom e velho custo-benefício (e promoções) costuma explicar esse tipo de variação. 

7 – Chevrolet Tracker, 5.996 unidades

E não é que o primeiro SUV da lista também é da, digamos, “família Onix”? Compartilhando muitos componentes com os manos hatch e sedã, ele certamente também está sendo beneficiado pelo aumento da produção. 

8 – Fiat Pulse, 5.300 unidades

O primeiro SUV com a marca Fiat chegou chegando e, sem fazer lá tanto alarde, esse mês já desbancou o bem vendido VW T-Cross, o que não é pouco. Ele acaba de ganhar uma versão mais braba, com motor de 185cv, a Abarth, que se dificilmente se transformará no carro-chefe da linha, certamente vai reforçar sua imagem esportiva. 

9 – Nissan Kicks, 5.221 unidades

Rejuvenescido em 2021, com uma nova grade e faróis frontais, o SUV da Nissan foi lançado aqui em 2016, como carro oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Talvez venha daí seu fôlego de maratonista.  

Com boa fama de robustez e conforto, tem um estilo bem próprio e, se nunca chegou a ser o líder de seu segmento, sempre esteve na disputa com números bons o suficiente para justificar sua produção na fábrica da marca em Resende (RJ). 

10 – Hyundai Creta, 5.124 unidades

Em boa posição (a sétima) entre os modelos mais vendidos no ano até aqui, o SUV produzido em Piracicaba dificilmente não estará entre os 10 mais do ano. É outro que se destaca pelo estilo marcante, combinado com bons pacotes de acessórios e recursos, e ainda traz a fama positiva de sua marca no pós-vendas. 

Veja aqui o ranking dos 10+ vendidos em julho de 2022 (segundo a Fenabrave)

  • 1º – VW Gol = 11.925 unidades
  • 2º – Fiat Strada = 10.897 unidades
  • 3º – Chevrolet Onix = 8.837 unidades
  • 4º – Hyundai HB20 = 8.156 unidades
  • 5º – Chevrolet Onix Plus = 8.135 unidades
  • 6º – Fiat Argo = 6.103 unidades
  • 7º – Chevrolet Tracker = 5.998 unidades
  • 8º – Fiat Pulse = 5.300 unidades
  • 9º – Nissan Kicks = 5.221 unidades
  • 10º – Hyundai Creta = 5.125 unidades

Fonte: Icarros

FIAT LANÇA ARGO 2023 REESTILIZADO

O tão aguardado câmbio CVT ficou para depois, mas a nova linha vem com mudanças no design e na cabine.

A Fiat apresentou as novidades da linha 2023 do Argo, que chega a partir de R$ 75.490. O hatch compacto havia sido flagrado nos últimos dias em transporte para as concessionárias, aumentando a especulação de que o modelo fosse equipado nas versões mais caras com câmbio CVT, o que ainda não aconteceu. Por conta da falta de semicondutores, esse câmbio permanecerá com o Pulse, mas já foi confirmado no sedan Cronos que está chegando na Argentina.

Com mais de 400 mil unidades produzidas no Brasil, o Argo recebeu um novo para-choque dianteiro e teve sua grade frontal reestilizada e com toque degradê, combinando bem com a linha óptica em um conjunto único. O farol de neblina recebeu um espaço novo na dianteira e a Fiat ainda confirmou novos layouts para as rodas de liga leve e calotas da linha.

Mais robusto no visual, o Argo 2023 vem com somente uma atualização na cabine. O novo volante passa seguir o visual já adotado pelo Pulse, o que deve ser uma tendência nos novos modelos da fabricante.

Sob o capô, o Argo seguirá oferecendo versões 1.0 e 1.3 aspiradas. As três primeiras versões vão utilizar o 1.0 Firefly três cilindros, que gera 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque. O câmbio é o manual de cinco marchas.

A topo de linha Argo Trekking, versão aventureira e também manual, será a única da gama, pelo menos por enquanto, com motor 1.3 Firefly quatro cilindros de 107 cv e 13,7 kgfm. O Trekking recebe novos desenhos com adesivos em preto, além de detalhes em laranja mais destacados, principalmente no capô e na lateral. O para-choque terá uma representação de skidplate.

O aguardado Argo CVT com sete marchas simuladas não está totalmente descartado para o futuro.

Confira os preços de todas as versões do Argo 2023:

Argo 1.0 – R$ 75.490
Argo Drive 1.0 – R$ 79.490
Argo Drive 1.0 com Pack S-Design – R$ 83.480
Argo Trekking 1.3 – R$ 85.490

Fonte>Icarros

#DICA DE FÉRIAS / APRENDA A LER SEU PNEU

Quer Aprender como ler a medida do seu pneu? Confira as dicas!

Não é novidade para ninguém que o conjunto de pneus é fundamental para a performance do seu carro, caso você coloque o pneu que não é indicado de fábrica em seu carro, ele pode ter sua performance comprometida.

Apesar de ser super importante saber a medida do seu pneu, muitas pessoas ainda tem uma preocupação na hora da troca. O motivo? Isso porque demanda uma boa noção sobre as características específicas dos pneus. Você sabe identificar os códigos e números presentes no pneu?

A verdade é que cada anotação marcada na lateral se refere a um parâmetro que pode estar relacionado aos mais diversos significados. Entre eles, a velocidade suportada, capacidade de carga, dimensões e data de fabricação.

Como fazer a leitura da medida do pneu?

Para facilitar o entendimento, utilizaremos como exemplo a marcação 195/55R16 87 V, ok? Confira agora quais são as informações camufladas por trás dessa sequência!

Largura do pneu – 195/55R17 91v

O primeiro número está relacionado a largura do pneu, o valor indicado está em milímetros. Na nossa medida de exemplo, 195 milímetros. Essa informação é importante para a avaliação da possibilidade do contato do pneu com a caixa da roda ou alguma parte da suspensão.

Perfil do pneu – 205/55R17 91v

O valor indicado no nosso exemplo é o 55. O valor indicado é utilizado para identificar a porcentagem da largura que corresponde à altura do pneu. Para achar a distância entre a banda de rodagem e o aro, basta multiplicar 55% pela medida da largura. A conta ficaria assim: (55 / 100) x 205 = 112,75 milímetros. Essa indicação está ligada ao perfil do pneu — alto ou baixo.

Tipo de construção – 205/55R17 91v

Essa marcação identifica o modo de construção do pneu. A Letra “R” significa radial. A construção radial garante maior rigidez e durabilidade no pneu.

Diâmetro da roda – 205/55R16 91v

Esse número representa o tamanho da rodada que comporta o pneu. Esse valor é medido em polegadas.

Índice de carga do pneu – 205/55R17 87v

Essa marcação identifica a capacidade máxima de peso que cada pneu consegue suportar. No nosso caso O índice é 87, para ver a capacidade em kg, temos uma tabela que já converte todos os índices. 

Índice de velocidade do pneu – 205/55R17 91v

Por fim, a letra V do nosso exemplo serve para identificar a velocidade máxima suportada pelo pneu. Esse índice também deve ser verificado na tabela referência para isso, cada letra corresponde um valor específico.

Fonte: Roma Pneus

OS CARROS MAIS VENDIDOS EM JUNHO 2022

Fiat Strada lidera vendas em junho. VW Gol surpreende. Modelo lidera em emplacamentos desde o começo do ano. Veja a lista dos dez modelos mais vendidos no mês

 

A Fiat Strada foi o carro mais vendido do mês de junho no País. O modelo, que foi aquele que mais teve emplacamentos em todos os meses do ano, repetiu o bom desempenho de vendas nos 30 dias que encerraram o primeiro semestre do ano, com um total de 9.840 unidades comercializadas. Os dados foram obtidos com a Fenabrave.

A segunda posição no ranking de mais vendidos de junho ficou com o Volkswagen Gol, modelo que contou com 9.435 emplacamentos. Já o terceiro da lista é o Hyundai HB20, que teve 7.938 unidades comercializadas no mês recém-encerrado. Outro modelo da Volkswagen, o T-Cross, foi o quarto mais vendido, com 6.308 emplacamentos, liderando entre os SUVs.

Outro SUV, o Jeep Compass, foi o quinto carro mais vendido do País em junho, com 6.104 unidades comercializadas, apenas 57 a mais em relação ao Fiat Cronos, com 6.047 veículos emplacados. O Hyundai Creta é o sétimo da lista, tendo 5.924 unidades vendidas. A Chevrolet teve no Tracker seu modelo mais vendido, com 5.312 carros vendidos.

O Renault mais vendido no mês de junho foi o Kwid, que aparece em nono na lista de mais emplacamentos, com 5.043 unidades vendidas. A lista dos dez carros com maior número de unidades comercializadas no último mês ainda conta com o Fiat Pulse, que contou com 4.839 unidades vendidas nos 30 dias que fecharam o semestre.

Quando puxamos a lista por fabricantes, a Fiat foi quem teve mais unidades vendidas, com um total de 34.851 veículos emplacados. A Volkswagen aparece em segundo lugar neste segmento, com 24.957 carros comercializados. A Chevrolet, com 19.096, aparece em terceiro. Fecham a lista das cinco marcas com mais carros vendidos conta ainda com Hyundai (16.651) e Toyota (16.456).

Confira abaixo a lista de dez modelos mais vendidos e dez marcas com mais carros comercializados no último mês de junho:

Modelos mais vendidos em junho de 2022 (top 10):

1º – Fiat Strada – 9.840 emplacamentos
2º – Volkswagen Gol – 9.435
3º – Hyundai HB20 – 7.938
4º – Volkswagen T-Cross – 6.308
5º – Jeep Compass – 6.104
6º – Fiat Cronos – 6.047
7º – Hyundai Creta – 5.924
8º – Chevrolet Tracker – 5.312
9º – Renault Kwid – 5.043
10º – Fiat Pulse – 4.839

Fabricantes com carros mais vendidos em junho de 2022 (top-10):

1º – Fiat – 34.851 emplacamentos
2º – Volkswagen – 24.957
3º – Chevrolet – 19.096
4º – Hyundai – 16.651
5º – Toyota – 16.456
6º – Jeep – 11.655
7º – Renault – 11.164
8º – Nissan – 5.507
9º – Peugeot – 5.016
10º – Honda – 4.016

Fonte: Icarros

OS CARROS MAIS VENDIDOS EM MAIO DE 2022

Tracker é líder entre os SUVs e Strada emplaca mais de 10 mil unidades. Picape da Fiat ultrapassa a marca das 10 min unidades pela 1ª vez em 2022; confira os 10 carros mais vendidos no período.

Os carros mais vendidos de maio: Tracker é líder entre os SUVs e Strada emplaca mais de 10 mil unidades

Com crescimento de 27% em relação a abril, as vendas de automóveis e comerciais leves em maio mostraram, enfim, o caminho da recuperação. Mas o 5º mês do ano também ficou marcado pela volta do veterano Volkswagen Gol entre os 10 modelos mais emplacados, pela alta nas vendas da Fiat Strada e pelo Chevrolet Tracker na liderança entre os SUV pela 1ª vez no ano.

Dados divulgados nesta quinta (2) pela Fenabrave, a associação que representa os concessionários, confirmam a hegemonia da Fiat Strada. O veículo mais vendido no ano ultrapassou a marca de 10 mil picapes emplacadas em um só mês e chegou à 11.532 unidades vendidas.

Consolidado na 2ª posição, o Hyundai HB20 também acelerou as vendas em maio e emplacou 9.634 exemplares. A terceira posição ficou novamente com o Fiat Mobi (7.493).

Fiat Mobi completa o pódio dos veículos mais vendidos de maio com 7.493 unidades emplacadas  — Foto: André Paixão

Fiat Mobi completa o pódio dos veículos mais vendidos de maio com 7.493 unidades emplacadas — Foto: André Paixão

Acirrada mesmo foi a disputa pela 4ª colocação, que ficou entre Chevrolet Onix e Volkswagen Gol. Porém, o modelo da GM levou a melhor por duas unidades a mais – 6.982 contra 6.980

De qualquer forma, a situação marca a recuperação do Volkswagen. Depois de meses vendendo menos de 2 mil unidades, o hatch volta ao “Top 10” do ranking. Seus pedidos estavam represados devido à falta de componentes nas fábricas que, por consequência, interrompeu a linha de montagem na fábrica de Taubaté (SP).

O mesmo ocorreu com o seu irmão Voyage. Após emplacar pouco mais de 1.000 unidades em abril, a fabricante voltou a produzir e entregar os pedidos represados do sedã, que chegou a 3.511 unidades vendidas.

Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido do mês. A última vez que ele liderou o segmento foi em março de 2021 — Foto: Divulgação

Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido do mês. A última vez que ele liderou o segmento foi em março de 2021 — Foto: Divulgação

Entre os SUVs, uma liderança inédita no ano. O Chevrolet Tracker desbancou o Fiat Pulse e se tornou o utilitário esportivo mais vendido de maio, com 6.564 licenciamentos. Outros modelos do segmento também ficaram no “Top 10” do ranking, como o Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Jeep Compass, na 7ª, 8ª e 9ª posição, respectivamente.

E já que mencionamos os 10 veículos mais vendidos do mês, a Chevrolet foi a montadora que esteve mais presente no topo do ranking, com três modelos ao todo – Onix, Tracker e Onix Plus. Em abril, a Fiat foi representada por cinco veículos: Strada, Mobi, Pulse, Toro e Argo.

Disputa interna na Toyota

A Toyota Hilux surpreendeu em abril quando registrou mais licenciamentos do que o Corolla e Corolla Cross, mesmo custando mais do que os automóveis da marca. No último mês, no entanto, o sedã foi o Toyota mais vendido do mês. Ainda sim, a picape média ficou logo atrás do Corolla com 4.145 exemplares contra 4.169 do três volumes.

Os 10 veículos mais vendidos de maio

ModelosEmplacamentos
1º Fiat Strada11.532
2º Hyundai HB209.634
3º Fiat Mobi7.493
4º Chevrolet Onix6.982
5º Volkswagen Gol6.980
6º Chevrolet Tracker6.564
7º Hyundai Creta6.411
8º Volkswagen T-Cross6.406
9º Jeep Compass5.924
10º Chevrolet Onix Plus5.647

Fonte: Autoesporte

HYUNDAI CRETA N LINE TEM DATA DE APRESENTAÇÃO MARCADA

SUV com visual esportivo é confirmado no Brasil e chegará com nova grade, além de outras modificações

A Hyundai confirmou a chegada da N Line ao Brasil e o primeiro veículo que deve fazer parte dessa linha com um visual mais esportivo é o Hyundai Creta.

Apesar de apenas ter divulgado a imagem da logomarca “N Line” posicionada na grade dianteira para causar um maior suspense, a expectativa é de que o SUV mantenha o motor 2.0 litros aspirado de 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque nessa versão.

A apresentação oficial da N Line será realizada no dia 8 de junho e há chances de outros modelos da Hyundai também virem no futuro com um visual mais apimentado. O Hyundai i20 N Line é um hatch que não veio ao Brasil, mas que é comercializado no exterior, por exemplo.

Além das versões 2.0, atualmente o Creta é comercializado no Brasil com variantes 1.0 turbo de 120 cv e 7,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades para as duas configurações.

O novo SUV compacto não deve estrear a nova grade dianteira inspirada no novo Hyundai Tucson, que foi apresentada no Creta recentemente na Indonésia e no Vietnã. Apesar disso haverá modificações no desenho da polêmica grade frontal do modelo nacional.

Essa versão esportiva do Creta ainda receberá saídas de escape duplas na traseira e deve ganhar um acabamento diferenciado no interior da cabine com a logo N Line aplicada. Ainda há chances do Creta esportivado vir com novos para-choques, rodas redesenhadas e soleira nas portas.

Com a atual versão topo de linha Ultimate sendo oferecida a partir de R$ 160.990, a expectativa é de que o Creta N Line chegue com preço acima para pegar o posto de versão mais cara do SUV compacto.

Apesar de estar programado para ser apresentado neste mês, as primeiras unidades do Creta N Line devem chegar ao Brasil no final de 2022.

Fonte: iCarros

Chevrolet Silverado, Ford F-150 e outras 6 caminhonetes serão lançadas no Brasil até 2023

Segmento que vendeu mais do que hatches compactos e sedãs promete deslanchar nas vendas com, pelo menos, oito novidades até o ano que vem.

Antes vistas como veículos de trabalho, as picapes caíram no gosto dos brasileiros que também querem um modelo para o lazer. De 2017 para cá, a participação das caminhonetes no mercado tem crescido ano a ano, com exceção de 2019. Em 2021, atingiram uma marca considerável: 18,15%. Isso significa que quase um a cada cinco veículos vendidos no país é picape.

No ano passado, elas tiveram mais unidades vendidas do que modelos populares, hatches pequenos e sedãs. Perderam apenas para os SUVs. A mudança no comportamento do público também se reflete na estratégia das fabricantes.

Antes restrito a um pequeno número de marcas, o mercado de picapes tem se diversificado. Além dos lançamentos avaliados nesta edição, ao menos outras oito caminhonetes devem entrar no ringue do mercado brasileiro nos próximos meses.

Por outro lado, a nova geração da Volkswagen Amarok segue como dúvida para o Brasil. A picape será produzida somente na África do Sul, o que dificulta a chegada do modelo renovado ao nosso país. No entanto, a fabricante anunciou que parte do aporte de R$ 1,3 bilhões investidos na Argentina até 2026 servirão para atualizar a versão atual, que passará por “alterações no design, segurança e tecnologia.

Chevrolet Montana ficará maior e tentará roubar clientes da Toro e Strada — Foto: Autoesporte

Chevrolet Montana ficará maior e tentará roubar clientes da Toro e Strada — Foto: Autoesporte

CHEVROLET MONTANA
Categoria: peso pena
A Chevrolet quer começar a incomodar a hegemonia da Fiat com a terceira geração da Montana. Ainda em fase de testes, ela só entrará na briga em 2023, mas possivelmente será apresentada ainda esse ano. A estratégia é ficar entre Strada e Toro e tentar roubar clientes das duas. Terá visual inspirado no Trailblazer vendido na Ásia e conjunto mecânico do Tracker: motor 1.2 turbo de 133 cv e câmbio automático de seis marchas e sem opção de tração 4×4.

Chevrolet Silverado voltará ao Brasil para brigar com as grandalhonas RAM 1500 e Ford F-150 — Foto: Divulgação

Chevrolet Silverado voltará ao Brasil para brigar com as grandalhonas RAM 1500 e Ford F-150 — Foto: Divulgação

CHEVROLET SILVERADO
Categoria: peso pesado
Se a Montana vai brigar no andar de baixo, a Silverado será a lutadora no patamar mais alto. E o retorno será em grande estilo: serão duas motorizações: V8 a gasolina de 420 cv e 3.0 turbodiesel de 277 cv e duas versões: ZR2, para encarar a RAM 1500 Rebel (também V8) e High Country diesel, para rivalizar com a 2500. A GM pode levar a melhor sobre a concorrente por produzir a Silverado no México, país que tem acordo comercial com o Brasil para zerar o imposto de importação.

Ford F-150 foi confirmada para o Brasil durante o Agrishow, maior feira de agropecuária da América Latina — Foto: Divulgação

Ford F-150 foi confirmada para o Brasil durante o Agrishow, maior feira de agropecuária da América Latina — Foto: Divulgação

FORD F-150
Categoria: peso pesado
O veículo mais vendido nos Estados Unidos por mais de 40 anos finalmente chegará ao Brasil. Mas os ansiosos terão de esperar, já que a F-150 só deve dar as caras no ano que vem. Até lá, a Ford vai fortalecer a imagem da Maverick. Seguindo as estratégias de Ram e Chevrolet, a montadora apostará em versões mais caras e completas de sua caminhonete. Assim, esperam-se variantes como Platinum e Limited. A motorização favorita para o Brasil é a V6 3.5 EcoBoost de 400 cv a gasolina.

Nova geração da Ford Ranger já foi apresentada no exterior e chegará no Brasil só em 2023 — Foto: Divulgação

Nova geração da Ford Ranger já foi apresentada no exterior e chegará no Brasil só em 2023 — Foto: Divulgação

FORD RANGER
Categoria: peso médio
Confirmada para 2023, a nova geração da Ranger vai elevar o nível das picapes médias no Brasil. Se seguir o caminho adotado no exterior, é possível ter motorizações mais potentes e eficientes, como o 3.0 de seis cilindros de 284 cv e o 2.0 de quatro cilindros de 211 cv, ambos turbodiesel. Na cabine, painel digital e central multimídia de até 12 polegadas. A tela deve concentrar a maior parte das funções do veículo, o que reduz o número de botões no console central.

Jeep Gladiator deve desembarcar no Brasil até junho  — Foto: Divulgação

Jeep Gladiator deve desembarcar no Brasil até junho — Foto: Divulgação

JEEP GLADIATOR
Categoria: peso pesado
picape derivada do Jeep Wrangler é o próximo lançamento da categoria no país. Vinda dos EUA, desembarca entre maio e junho — possivelmente na versão Rubicon, a mesma do jipe mais completo vendido no Brasil. A diferença entre eles, além da caçamba, é o conjunto mecânico. A Gladiator não oferece a opção de motor 2.0 turbo a gasolina do Wrangler. As alternativas são um V6 3.6 a gasolina de 285 cv e um 3.0 de seis cilindros turbodiesel de 264 cv.

Peugeot Landtrek virá importada do Uruguai para disputar com Hilux, S10 e Frontier — Foto: Divulgação

Peugeot Landtrek virá importada do Uruguai para disputar com Hilux, S10 e Frontier — Foto: Divulgação

PEUGEOT LANDTREK
Categoria: peso médio
Apesar de a Peugeot já ter tido picapes no Brasil, ela deve enfrentar a mesma barreira que a Poer: a resistência do consumidor de caminhonetes médias. Para isso, vai contar com a força do grupo Stellantis, responsável pelas bem-sucedidas Toro e Strada. Assim, a Landtrek chega importada do Uruguai no segundo semestre com motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 para disputar o acirrado segmento com S10, Toyota Hilux e companhia.

Great Wall Poer será a primeira caminhonete híbrida do mercado brasileiro — Foto: Divulgação

Great Wall Poer será a primeira caminhonete híbrida do mercado brasileiro — Foto: Divulgação

GREAT WALL POER
Categoria: peso médio
Ainda há mais dúvidas do que certezas sobre a picape da marca chinesa. A Great Wall decidiu batizar de Poer sua divisão de picapes. Em outros mercados, esse é o nome da caminhonete média da GWM. A Poer vai estrear no Brasil apenas em 2023 como uma picape média híbrida (ainda não há confirmação se será plug-in, convencional ou híbrida leve). O desafio será convencer o cliente a trocar as marcas tradicionais por uma estreante, ainda que mais moderna.

RAM 1500 Classic será a versão de entrada da picape grande e deve custar menos do que a 1500 Rebel  — Foto: Divulgação

RAM 1500 Classic será a versão de entrada da picape grande e deve custar menos do que a 1500 Rebel — Foto: Divulgação

RAM 1500 CLASSIC
Categoria: peso pesado
Não satisfeita em vender a nova geração da 1500, a RAM vai lançar a versão anterior, produzida no México e ainda oferecida em outros mercados. Acompanhada do sobrenome Classic, ela deve ajudar a marca a reforçar a operação nacional. Chega no meio do ano com motor V8 5.7 de 395 cv. Outros conjuntos não estão descartados. A RAM ainda não confirmou versões e preços, mas certamente vai custar menos que os R$ 460 mil cobrados pela 1500 Rebel.

Fonte: Autoesporte

TOYOTA RAV4 CHEGA AO BRASIL MAIS BARATO E EQUIPADO

O Toyota RAV4 é o SUV mais vendido do mundo. Só que o modelo tem sido um coadjuvante no mercado brasileiro, ficando de fora da lista dos mais vendidos do segmento em 2021. Agora, sem grandes alardes, a marca japonesa lança a linha 2022 do utilitário esportivo.

Oferecido em versão única, SX Connected Hybrid, o RAV4 2022 chega por R$ 301.140 – redução de R$ 850 na comparação com a versão anterior, vendida por R$ 301.990. Além de o preço ser mais baixo, a lista de equipamentos ficou mais completa.

Há novos itens de segurança, como alertas de ponto cego, tráfego traseiro e de utilização dos cintos de segurança traseiros. O sistema de frenagem automática de emergência, já disponível na versão anterior, agora é capaz de detectar pedestres e ciclistas.

Fora esses itens de segurança, o RAV4 traz sete airbags, controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção no volante e ajuste automático do facho alto dos faróis.

Toyota RAV4 2022 tem novas rodas de 18 polegadas — Foto: Divulgação

Toyota RAV4 2022 tem novas rodas de 18 polegadas — Foto: Divulgação

Falando neles, a Toyota diz que o conjunto ótico foi redesenhado. A iluminação é feita por luzes de LED. Por fim, a última das novidades é o jogo de rodas de 18 polegadas com novo desenho.

conjunto mecânico do RAV4 2022 permanece inalterado. O modelo é um dos híbridos da Toyota disponíveis no Brasil. Só que ele traz uma combinação diferente da encontrada em Corolla e Corolla Cross.

Central multimídia do Toyota RAV4 tem tela de sete polegadas — Foto: Divulgação

Central multimídia do Toyota RAV4 tem tela de sete polegadas — Foto: Divulgação

O motor a combustão é um 2.5 aspirado de quatro cilindros que entrega 178 cv e 22,5 kgfm. Ele é combinado com outros três motores elétricos de 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, têm potência máxima de 222 cv.

A lista de equipamentos é composta por ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia e quadro de instrumentos com telas de 7 polegadas cada, bancos de couro com ajustes elétricos e memória para o motorista, tampa do porta-malas com abertura elétrica e carregador de celular por indução.

Fonte: Autoesporte

CORROLA GR HATCH CHEGA AO BRASIL

Versão esportiva com nova carroceria promete resgatar nicho que está em baixa no País

Encontrar modelos esportivos com câmbio manual está cada vez mais raro no Brasil, ainda mais com preços acessíveis. Os interessados normalmente vão atrás de veículos usados, mas em breve a Toyota promete trazer um bom concorrente para este nicho. Estamos falando do novo Toyota Corolla GR.

O esportivo deve chegar por aqui em 2023 e com motor 1.6 turbo de três cilindros do Yaris GR, que inclusive já vimos aqui no Brasil (mas está disponível somente na Argentina), sendo que a transmissão deverá ser de câmbio manual de seis marchas com tração integral, diferencial central além de três divisões de torque.

A expectativa é de que o Corolla GR ganhe uma apresentação no Brasil ainda em 2022. Os números do conjunto mecânico ainda não são oficiais, mas pode ser entre 272 cv até 300 cv, dependendo das alterações que sejam feitas no propulsor. O torque deverá ultrapassar os 36,7 kgfm.

A linha GR, iniciais de Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, foi inaugurada por aqui com o Toyota Corolla GR Sport sedan. O modelo utiliza motor 2.0 aspirado de 177 cv, o mesmo das versões padrão do Corolla, mas vem com visual esportivo e ajuste de suspensão.

A mesma receita acabou sendo usada no lançamento do novo Toyota SW4 GR Sport, com nova dianteira e detalhes estéticos especiais para a versão, mas sem atualização no motor 2.8 turbodiesel de 204 cv. O Corolla GR hatch, portanto, será o primeiro da linha GR com motorização diferente em relação ao modelo cujo nome ele é baseado.

Com produção estimada para ser iniciada no Japão ainda este ano, o novo hatch esportivo deve ser comercializado por preço acima R$ 230 mil no Brasil, mas o valor final ainda deve variar de acordo com o dólar da época em que for lançado. Com o fim da linha para o Renault Sandero RS, o hatch com pegada mais esportiva atualmente disponível no Brasil é o Chevrolet Cruze RS com motor 1.4 turbo de até 153 cv e 24,5 kgfm de torque. 

Fonte: Icarros