NOVA FORD MAVERICK

A Ford enfim revelou a Maverick, picape monobloco que vem para ficar abaixo da Ranger em sua linha: ela está mirando consumidores que nunca tiveram uma picape e oferece uma transição entre os SUV médios e as picapes tradicionais com chassi. Mesma fórmula que fez sucesso no Brasil com a Fiat Toro.

A Maverick adotou um desenho mais quadrado, no estilo da grandalhona F150. A dianteira vertical e o para-brisa pouco inclinado dão um ar mais rústico quando comparada com a Fiat Toro e seu design mais arredondado.

Nos EUA três modelos serão disponíveis: a de entrada XL, com rodas de aço estampado e voltada para o trabalho; a intermediária XLT; e a topo de linha Lariat.

linha ford maverick
A nova picape oferece três modelos diferentes nos EUA

O carro que habita na Maverick

A plataforma da picape Maverick é a C2, a mesma usada pelo Bronco Sport, Escape e Focus. Essa arquitetura é moderna, modular e já prevê eletrificação. A picape é o maior veículo feito nessa plataforma.

A suspensão dianteira da Maverick é do tipo McPherson, e na traseira existem duas opções: um eixo de torção para as versões de tração dianteira e uma multilink para as versões com tração integral.

Para os consumidores que não querem entrar no mundo das picapes por receio do consumo de combustível a Ford oferece uma motorização híbrida. O motor a combustão é o 2.5 aspirado que funciona no ciclo Atkinson, produzindo 164 cv e 21,4 kgfm, auxiliado por um motor elétrico de 94 kW e 23,9 kgfm, totalizando 193 cv. O torque combinado não foi divulgado. a transmissão é CVT.

Já o motor para quem exige mais desempenho da Maverick é o 2.0 EcoBoost, com 253 cv e 38,2 kgfm, acoplado a transmissão automática de 8 marchas. Mesmo conjunto do Bronco Sport.

A parte picape da Maverick

Hoje nos EUA existe uma competição entre os fabricantes de quem consegue trazer mais soluções para a caçamba das picapes. A Maverick entra nessa briga trazendo algumas ideias inteligentes para ajudar tanto quem vai trabalhar com a picape quanto quem vai usá-la para o lazer.

Para o trabalho a caçamba da Maverick conta com quatro ganchos de amarração no assoalho, dois na tampa da caçamba, um trilho em cada lateral do compartimento com um gancho em cada e furos nas laterais da caçamba para prender acessórios. A caçamba vem com iluminação em LED.

A caçamba também conta com vãos na lateral da caçamba onde é possível encaixar tábuas para segmentar a caçamba. Na lateral da caçamba também existe uma tampa que esconde um porta-objetos e uma tomada de 110 volts. Para quem pretende usar a Maverick para o lazer a caçamba oferece o abridor de garrafas que vimos no Bronco Sport.

Quando equipada com o pacote FX4, disponível apenas para a Maverick com tração integral, é acrescentada uma suspensão mais alta voltada para o fora de estrada. O pacote inclui amortecedores especiais e rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto.

Medidas: Maverick X Toro

Ao analisar a ficha técnica fica claro que a Ford mirou na Fiat Toro como concorrente, apesar da Maverick ser apresentada nos EUA. A picape da Ford é um pouco maior em comprimento e no entre-eixos, porém em largura e altura se equivale. As medidas maiores da Maverick  parecem ter ido para a caçamba, onde o volume é maior. Confira na tabela abaixo:https://c7d9b06ed797b15870b0e9e1c49cbbc4.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

MedidaFord MaverickFiat Toro
Comprimento5,07 m4,94 m
Entre-eixos3,07 m2,99 m
Largura1,83 m1,84 m
Altura1,74 m1,73 m
Ângulo de entrada20.6˚FWD/21.6˚AWD25,7˚
Ângulo de saída21.9˚FWD/21.2˚AWD28,4˚
ângulo central16.6˚FWD/18.1˚AWD21,7˚
Vão livre21 cm FWD/21,8 cm AWD25,9 cm

Capacidades: Maverick X Toro

A Ford Maverick oferece uma caçamba levemente maior que a da Toro, porém perde na capacidade de carga para a rival ítalo-mineira. Isso é reflexo do projeto feito nos EUA, onde a capacidade de carga na caçamba não é prioridade nas picapes e sim a capacidade de reboque.

Na apresentação da Maverick ,a Ford fez questão de destacar a o pacote 4K, que aumenta a capacidade de reboque de 907 kg para 1.814 kg. A Fiat divulga apenas a capacidade de reboque sem freio, que é de 400 kg.

MedidaFord MaverickFiat Toro
Volume da caçamba943 litros937 litros
Capacidade de carga680 kg750 kg (1.3 turbo) 1.000 kg (2.0 diesel)

Interior de SUV

Por dentro, o parentesco com os carros de passeio fica mais evidente: o painel conta com a central multimídia de 8 polegadas em destaque no topo. O painel de instrumentos é analógico, mas conta com uma grande tela com informações complementares. O utilitarismo das picapes aparece em um nicho atrás dessa tela e outro ao lado dela.

O assento do banco traseiro pode ser rebatido, revelando um porta-objetos grande. Ele também inclui um novo sistema de fixação desenvolvido para a picape que permite encaixar diferentes acessórios. O fabricante irá divulgar os diagramas desse sistema de fixação para que os consumidores possam criar seus acessórios em impressora 3D.https://c7d9b06ed797b15870b0e9e1c49cbbc4.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.htmlPrevious

ford maverick hybrid xlt 82
Interior da versão XLT conta com opção de tecido cinza-azulado. Detalhes em laranja dão contraste para a cabine
ford maverick lariat 2
Na versão Lariat o couro é marrom, mas com acabamento diferente do usado no Bronco Sport
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Central multimídia com tela de 8 polegadas traz um porta-objeto ao lado
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Sob o banco traseiro vem um bagageiro útil
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Apesar de simular uma tela, o painel de instrumentos é analógico. Modelo da foto é o XLT, no Lariat a tela multifuncional é maior
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Atrás de central vem outro porta-obejtos
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Console conta com carregador por indução e também com um nicho para o celular ficar em pé, facilitando a consulta
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Acabamento no painel de porta possui textura tridimensional, porém o material é descrito pela ford como “funcional e fácil de limpar”
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Espaço no banco traseiro é adequado para adultos, mas não espere o espaço para pernas de um Territory

Em equipamentos a Maverick, oferece o conjunto completo das tecnologias mais recentes da Ford: Sistema Ford Co-Pilot, que inclui sistema pré-colisão, frenagem autônoma de emergência e faróis alto automáticos. Cruise control adaptativo com Stop & Go, alerta de pontos cegos, assistente para manter na faixa de rolagem e cinco modos de condução diferentes estão disponíveis também.

E para o Brasil?

A produção da Maverick é na fábrica de Hermosillo, no México, mesmo lugar de onde vem o Bronco Sport. E assim como o SUV, a picape Maverick foi projetado com o nosso mercado em mente e não deve demorar a chegar ao Brasil.

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Nova Maverick junto das irmãs maiores, mostrando a semelhança com a Série F

A Ford Maverick é um pilar importante na nova fase da Ford como importadora na Brasil e tem previsão de chegar no início de 2022. A motorização 2.0 turbo fica acima dos motores 1.3 turbo e 2.0 diesel da Fiat Toro em potência e torque, mas a picape fabricada no Brasil deverá trazer vantagem no consumo com o motor diesel. Por outro lado, a Maverick híbrida traz o consumo como principal destaque.

Será que a caçamba maior e as motorizações diferentes da Ford Maverick serão capaz de ameaçar o reinado da Fiat Toro?

Fonte: autopapo.uol.com.br/

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