CORROLA GR HATCH CHEGA AO BRASIL

Versão esportiva com nova carroceria promete resgatar nicho que está em baixa no País

Encontrar modelos esportivos com câmbio manual está cada vez mais raro no Brasil, ainda mais com preços acessíveis. Os interessados normalmente vão atrás de veículos usados, mas em breve a Toyota promete trazer um bom concorrente para este nicho. Estamos falando do novo Toyota Corolla GR.

O esportivo deve chegar por aqui em 2023 e com motor 1.6 turbo de três cilindros do Yaris GR, que inclusive já vimos aqui no Brasil (mas está disponível somente na Argentina), sendo que a transmissão deverá ser de câmbio manual de seis marchas com tração integral, diferencial central além de três divisões de torque.

A expectativa é de que o Corolla GR ganhe uma apresentação no Brasil ainda em 2022. Os números do conjunto mecânico ainda não são oficiais, mas pode ser entre 272 cv até 300 cv, dependendo das alterações que sejam feitas no propulsor. O torque deverá ultrapassar os 36,7 kgfm.

A linha GR, iniciais de Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, foi inaugurada por aqui com o Toyota Corolla GR Sport sedan. O modelo utiliza motor 2.0 aspirado de 177 cv, o mesmo das versões padrão do Corolla, mas vem com visual esportivo e ajuste de suspensão.

A mesma receita acabou sendo usada no lançamento do novo Toyota SW4 GR Sport, com nova dianteira e detalhes estéticos especiais para a versão, mas sem atualização no motor 2.8 turbodiesel de 204 cv. O Corolla GR hatch, portanto, será o primeiro da linha GR com motorização diferente em relação ao modelo cujo nome ele é baseado.

Com produção estimada para ser iniciada no Japão ainda este ano, o novo hatch esportivo deve ser comercializado por preço acima R$ 230 mil no Brasil, mas o valor final ainda deve variar de acordo com o dólar da época em que for lançado. Com o fim da linha para o Renault Sandero RS, o hatch com pegada mais esportiva atualmente disponível no Brasil é o Chevrolet Cruze RS com motor 1.4 turbo de até 153 cv e 24,5 kgfm de torque. 

Fonte: Icarros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *